Ebenézer

Ebenézer – Até aqui nos ajudou o Senhor.

Texto: 1 Samuel 7:1-14
Para alcançarmos o favor do Senhor e declararmos “Ebenézer”, são necessários alguns passos a serem conquistados:

  • Tenho que andar em comunhão (versículo 6)

Quando o povo se reuniu, Deus agiu. Todas as vezes que Deus se moveu em relação a Israel, o princípio foi a unidade do povo em um mesmo objetivo.
Para vencer tenho que buscar a Deus e me arrepender de meus pecados.
Tenho que me derramar como água, sem olhar atrás, chegar diante de Deus sem reservas e vencer o orgulho.
A única coisa que pode barrar o cumprimento da vontade de Deus em minha vida é a minha própria vontade.

  • Sua dedicação a Deus chama a atenção do inimigo (versículo 7)

Quando nos dispomos a andar com Deus, chamamos a atenção de todos aqueles que querem o nosso mal. A perseguição só vem quando estamos no caminho certo.
Por isso, não tenha MEDO. O medo nos faz perder a visão de quem somos e do que podemos realizar em Deus. Quando Adão viu seu próprio pecado, ele teve medo e se escondeu (Gn 3:10). Para ser vitorioso contra o inimigo, vença primeiro seu próprio medo.

  • Não pare de orar! (versículo 8)

Quando estamos desmotivados, a primeira coisa que pára na vida do cristão é a oração. É a primeira área em que o inimigo tenta te desmotivar, porque é da oração que sai a solução.

Deus conhece a sua necessidade antes mesmo de pedir. A oração não é para “informar” Deus da sua necessidade.
A oração é a demonstração contínua de nossa CONFIANÇA em Deus e na Sua capacidade de transformar situações impossíveis aos nossos olhos.
Se no meio do caminho a dificuldade vem, ore ainda mais!

  • Para vencer, tenho que sacrificar (versículo 9)

Para vencer tenho que sacrificar. O cordeiro inteiro simboliza uma vida sem reservas. Uma vida dividida não tem força diante de Deus.
Muitos dos problemas que vivemos como cristãos vêm como consequência de uma vida que precisa ser ainda controlada por Deus. Todos acham Deus bom, muitos buscam a Deus, fazem suas orações, participam de ministérios, mas não permitem que Deus os toque por INTEIRO.Uma vida que agrada o coração de Deus tem que ter demonstração de desprendimento e ousadia. Faça votos, jejuns, peça que Deus mude seu caráter continuamente, para que você tenha uma vida plena e preparada para desfrutar as bênçãos de Deus que ainda estão por vir.

  • Seus inimigos sempre chegam “na hora errada” (versículo 10)

Os filisteus atacaram justamente na hora do sacrifício. As adversidades vem sempre na “pior hora”. A vida é assim e não vai mudar. Não podemos mudar as circunstâncias ao nosso redor, mas a nossa forma de REAGIR a elas.
É como no “bullying”. A graça do perseguidor acaba quando você não fica mais “pilhado”. Quando você não se deixa afetar emocionalmente pelas tentações, elas perdem a força e o sentido.

É quando você se dispõe a fazer a obra de Deus, que vem o desanimo, a perseguição, as dificuldades. Mas não tema, porque Deus peleja por você.
Quando você cuida dos interesses de Deus, Ele cuidará dos seus.

  • Deus luta por você (versículo 11)

Ebenézer é o lugar onde Deus peleja por nós. Ele conhece o limite da nossa capacidade e assume o comando. Ser mais que vitorioso é ter um Deus que peleja conosco, com uma força acima da nossa. Primeiro você faz a sua parte, mas quando suas forças não forem mais suficientes, o próprio Deus moverá em seu favor de forma sobrenatural.

  • Ebenézer (versículo 12)

A pedra foi colocada NO MEIO.
É no meio da luta que cansamos.
É quando não vejo o final e me pergunto se Deus está realmente do meu lado.

Até AQUI: Se Deus começou a obra na sua vida, se hoje você está vivo e com saúde para continuar, Ele vai concluir, não vai te abandonar. Seja agradecido pelo que conquistou até agora. (Fp 1:6)

NOS ajudou:
Os milagres de Deus sempre eram feitos quando o povo estava unido. Sem você eu não sou Igreja. Sem minha esposa e filhos eu não sou família.
Esforce-se em promover na sua casa a união e crescimento espiritual. Não são coisas naturais. Tem que ser cultivadas. Você não pode buscar a Deus somente para si.
Esforce-se também em ser igreja. Converse, tome conselho. Conviva com os irmãos além do tempo de ministração da igreja, se envolva no ministério, assuma responsabilidades e cresça espiritualmente através do serviço cristão.
Quando estiver triste, não tome decisões. Quando estiver com raiva não responda. Quando estiver feliz não prometa.

  • Fidelidade (versículo 13)

A medida da proteção de Deus é proporcional à nossa fidelidade com Ele. Enquanto Samuel viveu, o inimigo não teve oportunidade.
Enquanto você estiver de pé, lutando pela sua família, o maligno não vai tocar. Enquanto houver um pai, uma mãe de joelhos, o inimigo não prevalecerá, conforme a medida da sua fidelidade.
Você é o selo de Deus na sua casa, na sua família, no seu trabalho e através da sua vida, todos serão alcançados pela fidelidade de Deus.

  • Restituição (versículo 14)

Ebenézer é lugar de RESTITUIÇÃO. Deus não abre mão dos seus sonhos, dos seus filhos, do seu cônjuge. Mesmo aquilo que você considera perdido, Deus restituirá.
Deus restituiu TODA a terra aos israelitas.

Deus abençoe a todos com esta mensagem!

Pr. Alan Cajueiro